Berçário I - A

<<<< VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL


Tema: Projeto Estimulação

Cronologia: Maio, junho, julho e agosto

Justificativa: Estimulação motora, cognitiva e emocional de crianças de 4 a 12 meses. Os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar. Nessa fase os bebês estão descobrindo o mundo através das diversas sensações trazidas pelo tato, paladar, olfato, visão e audição.

Objetivo geral: Estimular de forma significativa e corretamente bebês de 4 meses a 12 meses.

Objetivos específicos:
  • Verificar o desenvolvimento psicomotor, emocional e cognitivo de cada bebê individualmente;
  • Observar as reações através da estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
  • Massagear para que haja uma aproximação física e emocional desenvolvendo segurança bem estar geral e crescimento físico;
  • Estimular as diversas linguagens.
Ações Pedagógicas:
  • Bolinhas de sabão - Desenvolve a visão, os detalhes, o brilho das bolinhas, estimulam os movimentos visuais, além de desenvolver a coordenação motora, pois os movimentos dos bebês vão em direção as bolinhas, desenvolvendo a percepção visual no sentido de aparecer e desaparecer;
  • Cursando obstáculos - Desenvolve o tato, visão e a coordenação motora, além de propiciar o descobrimento de ângulos no ir e vir sem bater nos objetos;
  • Livro de texturas - O tato devido as várias texturas propiciadas no livro desenvolve a coordenação motora fina, a linguagem, pois a narração das texturas e macio;
  • Cobertor - O arrastar sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio;
  • Rolar - É a primeira forma de deslocamento global do bebê movimento que requer a interação da musculatura dos dois lados do corpo;
  • Rolo (perna) - Possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal, do bebê a fim de preparar-lo para sentar;
  • Lanterna (bola de luz) - Desenvolve a visão a coordenação motora, através do balanço e a busca pela luz, envolve o bebê no jogo de pegar o fecho de luz;

Registros e avaliação:

No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:
  • Manipular brinquedos e materiais sonoros;
  • Participa de brincadeiras, músicas cantadas;
  • Manusear livros e revistas folheando-os;
  • Manifesta interesse em superar seus limites;
  • Engatinha, senta, fica em pé, rola, anda (na barra);
As anotações serão diárias cada dia uma criança será observada. Para algumas atividades serão realizadas com 2 bebês.
BRINCANDO DE BOLINHA DE SABÃO:



LIVRO DE TEXTURAS:







BRINCANDO COM O COBERTOR:






ROLANDO:











CONTATO COM DIVERSOS MATERIAIS:





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Família - 20/10

ASSEMBLEIA DE PAIS