Berçário I - A
<<<< VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL
Tema: Projeto Estimulação
Cronologia: Maio, junho, julho e agosto
Justificativa: Estimulação motora, cognitiva e emocional de crianças de 4 a 12 meses. Os bebês aprendem de um modo muito diverso, principalmente pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial, por meio do brincar. Nessa fase os bebês estão descobrindo o mundo através das diversas sensações trazidas pelo tato, paladar, olfato, visão e audição.
Objetivo geral: Estimular de forma significativa e corretamente bebês de 4 meses a 12 meses.
Objetivos específicos:
- Verificar o desenvolvimento psicomotor, emocional e cognitivo de cada bebê individualmente;
- Observar as reações através da estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;
- Massagear para que haja uma aproximação física e emocional desenvolvendo segurança bem estar geral e crescimento físico;
- Estimular as diversas linguagens.
Ações Pedagógicas:
- Bolinhas de sabão - Desenvolve a visão, os detalhes, o brilho das bolinhas, estimulam os movimentos visuais, além de desenvolver a coordenação motora, pois os movimentos dos bebês vão em direção as bolinhas, desenvolvendo a percepção visual no sentido de aparecer e desaparecer;
- Cursando obstáculos - Desenvolve o tato, visão e a coordenação motora, além de propiciar o descobrimento de ângulos no ir e vir sem bater nos objetos;
- Livro de texturas - O tato devido as várias texturas propiciadas no livro desenvolve a coordenação motora fina, a linguagem, pois a narração das texturas e macio;
- Cobertor - O arrastar sobre o cobertor possibilita o ajustamento do corpo na posição sentada, pois quando o cobertor é puxado o bebê contrai a musculatura necessária para manter-se em equilíbrio;
- Rolar - É a primeira forma de deslocamento global do bebê movimento que requer a interação da musculatura dos dois lados do corpo;
- Rolo (perna) - Possibilita a tonificação da musculatura dos braços e da musculatura dorsal, do bebê a fim de preparar-lo para sentar;
- Lanterna (bola de luz) - Desenvolve a visão a coordenação motora, através do balanço e a busca pela luz, envolve o bebê no jogo de pegar o fecho de luz;
Registros e avaliação:
No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:
No decorrer do projeto será observado o desenvolvimento:
- Manipular brinquedos e materiais sonoros;
- Participa de brincadeiras, músicas cantadas;
- Manusear livros e revistas folheando-os;
- Manifesta interesse em superar seus limites;
- Engatinha, senta, fica em pé, rola, anda (na barra);
BRINCANDO DE BOLINHA DE SABÃO:

LIVRO DE TEXTURAS:
BRINCANDO COM O COBERTOR:
ROLANDO:
CONTATO COM DIVERSOS MATERIAIS:
Comentários
Postar um comentário