Maternal I - B
<<<< VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL
<<<< VOLTAR PARA PROJETO SALAS
PROJETO: FORMIGAS, BORBOLETAS, JOANINHAS...
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
Os alunos das turmas do Maternal I A e Maternal I B terão a oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Formigas, Borboletas, Joaninhas, elaborado com o objetivo de proporcionar a observação das características e peculiaridades dos bichinhos.
Vão dar asas à sua curiosidade e explorar a natureza e suas infinitas possibilidades.
*Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente.
*Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os seres vivos;
*Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem;
*Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem;
*Identificar o habitat de cada ser vivo.
* Roda de conversa (cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado);
*Contação de histórias: “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles, etc.
*Livros que tenham imagens de bichinhos: sapos, borboletas, formigas, borboletas, caracóis, minhocas, joaninhas, aranhas, besouros, etc. Deixar que as crianças folheiem os livros, observando suas falas e anotando-as;
*Para Casa: pedir aos pais junto de seus filhos procurem e observem com a lupa, bichinhos no entorno de seus lares..
*Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, anotar e fotografar para posteriormente falar em sala.
*Recorte e colagem, desenho livre, pintura com guache, atividades com diferentes materiais, etc.
*Pesquisas da professora:
Caminham devagar ou rápido: Com poucas patas, com muitas patas, com patas curtas, com partas longas.
Que voam: Asas pequenas, asas grandes, asas transparentes. Patas grandes, patas pequenas.
Conforme seu tamanho: Muito pequenos para observar com lupas: Pequenos, médios, grandes.
Conforme seus hábitos de atividade: Diurnos e noturnos.
Conforme o lugar onde podem ser encontrados: Dentro das casas, no jardim das casas, em praças, nas paredes.
Conforme o que comem: Folhas, troncos e outros bichos.
Conforme os encontramos: Isolados ou em grupo: formigas, por exemplo.
Conforme o som que emitem: Não emitem sons, emitem um som baixo.
Conforme suas cores: Pretos, com partes transparentes, com uma cor chamativa, de várias cores.
Conforme onde fazem o ninho ou sua casa: Sobre a terra, embaixo da terra, em árvores, em tetos.
*A listagem dos bichinhos que habitam o jardim;
*A observação e estudo de bichinhos observados: minhoca, caracol, joaninha, borboleta, formiga, centopeia, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na coleta de informações; *Jogos matemáticos: “Cinco bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, seqüência dos numerais, relação número/quantidade; *Construção de um mini-jardim, com recicláveis ex:, centopéia, minhocas, etc; *Estudo da metamorfose da borboleta; *Música “borboletinha”, a dona aranha, fui no mercado comprar café, etc.
Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim:
Bom, se este será o segredo, o primeiro passo será deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montar um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vierem morar em nossos observatórios, já terão um cantinho só delas.
Observar o interesse das crianças em relação ao tema, e através de registro, fotos e murais avaliar os resultados do projeto.
http://nanareyseducacao.blogspot.com/2011/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html
http://educacaoi.blogspot.com/2013/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html
PROCURANDO A DONA ARANHA:
<<<< VOLTAR PARA PROJETO SALAS
PROJETO: FORMIGAS, BORBOLETAS, JOANINHAS...
JUSTIFICATIVA
Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças.
A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
Os alunos das turmas do Maternal I A e Maternal I B terão a oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Formigas, Borboletas, Joaninhas, elaborado com o objetivo de proporcionar a observação das características e peculiaridades dos bichinhos.
Vão dar asas à sua curiosidade e explorar a natureza e suas infinitas possibilidades.
OBJETIVO GERAL:
*Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os seres vivos;
*Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem;
*Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem;
*Identificar o habitat de cada ser vivo.
METODOLOGIA:
* Roda de conversa (cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado);
*Contação de histórias: “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles, etc.
*Livros que tenham imagens de bichinhos: sapos, borboletas, formigas, borboletas, caracóis, minhocas, joaninhas, aranhas, besouros, etc. Deixar que as crianças folheiem os livros, observando suas falas e anotando-as;
*Para Casa: pedir aos pais junto de seus filhos procurem e observem com a lupa, bichinhos no entorno de seus lares..
*Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, anotar e fotografar para posteriormente falar em sala.
*Recorte e colagem, desenho livre, pintura com guache, atividades com diferentes materiais, etc.
*Pesquisas da professora:
Caminham devagar ou rápido: Com poucas patas, com muitas patas, com patas curtas, com partas longas.
Que voam: Asas pequenas, asas grandes, asas transparentes. Patas grandes, patas pequenas.
Conforme seu tamanho: Muito pequenos para observar com lupas: Pequenos, médios, grandes.
Conforme seus hábitos de atividade: Diurnos e noturnos.
Conforme o lugar onde podem ser encontrados: Dentro das casas, no jardim das casas, em praças, nas paredes.
Conforme o que comem: Folhas, troncos e outros bichos.
Conforme os encontramos: Isolados ou em grupo: formigas, por exemplo.
Conforme o som que emitem: Não emitem sons, emitem um som baixo.
Conforme suas cores: Pretos, com partes transparentes, com uma cor chamativa, de várias cores.
Conforme onde fazem o ninho ou sua casa: Sobre a terra, embaixo da terra, em árvores, em tetos.
- Usar a lupa: escolher alguns insetos não perigosos e observá-los. Se for possível, desenhá-los no quadro ou então, montar cartazes com imagens grandes.
- Identificar imagens dos insetos desconhecidos em livros de história, em livros didáticos, em filmes.
*A listagem dos bichinhos que habitam o jardim;
*A observação e estudo de bichinhos observados: minhoca, caracol, joaninha, borboleta, formiga, centopeia, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na coleta de informações; *Jogos matemáticos: “Cinco bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, seqüência dos numerais, relação número/quantidade; *Construção de um mini-jardim, com recicláveis ex:, centopéia, minhocas, etc; *Estudo da metamorfose da borboleta; *Música “borboletinha”, a dona aranha, fui no mercado comprar café, etc.
Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim:
“O segredo é não correr
atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
Bom, se este será o segredo, o primeiro passo será deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montar um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vierem morar em nossos observatórios, já terão um cantinho só delas.
CRONOLOGIA:
30 dias
AVALIAÇÃO:
Observar o interesse das crianças em relação ao tema, e através de registro, fotos e murais avaliar os resultados do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://nanareyseducacao.blogspot.com/2011/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html
http://educacaoi.blogspot.com/2013/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html
CONFECCIONANDO A BORBOLETA:
PINTANDO O CARACOL:
Comentários
Postar um comentário