Maternal I - B

<<<< VOLTAR PARA PÁGINA INICIAL
<<<< VOLTAR PARA PROJETO SALAS 


PROJETO: FORMIGAS, BORBOLETAS, JOANINHAS...


JUSTIFICATIVA

     Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado por formigas, minhoca, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças. 

     A criança, em suas relações com o ambiente que a cerca, concebe a natureza a seu modo. Porém, à medida que ela cresce e se depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na sua maneira de ver o mundo.
    Os alunos das turmas do Maternal I A e Maternal I B terão a oportunidade de participar de atividades significativas fora da sala de aula. Essas atividades fazem parte do Projeto Formigas, Borboletas, Joaninhas, elaborado com o objetivo de proporcionar a observação das características e peculiaridades dos bichinhos.
    Vão dar asas à sua curiosidade e explorar a natureza e suas infinitas possibilidades.


OBJETIVO GERAL:

    *Conhecer e identificar os bichinhos que moram nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente.
                                                          

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

      *Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os seres vivos;
     *Conhecer suas características e como se adaptam ao meio em que vivem;
     *Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que o compõem;
     *Identificar o habitat de cada ser vivo. 


METODOLOGIA:

     * Roda de conversa (cuidando para que o assunto gire em torno do tema estudado);
     *Contação de histórias: “As Borboletas”, de Vinícius de Moraes; “Leilão de Jardim” de Cecília Meireles, etc.
     *Livros que tenham imagens de bichinhos: sapos, borboletas, formigas, borboletas, caracóis, minhocas, joaninhas, aranhas, besouros, etc. Deixar que as crianças folheiem os livros, observando suas falas e anotando-as;
     *Para Casa: pedir aos pais junto de seus filhos procurem e observem com a lupa, bichinhos no entorno de seus lares..
     *Passear pelo quintal ou jardim da escola para observar os bichinhos. Procurá-los debaixo das pedras, nas árvores, dentro da terra e embaixo das folhas. Se for possível, realizar esta atividade com lupa. À medida que as crianças forem identificando os bichinhos, anotar e fotografar para posteriormente falar em sala.
     *Recorte e colagem, desenho livre, pintura com guache, atividades com diferentes materiais, etc.
     *Pesquisas da professora:
Caminham devagar ou rápido: Com poucas patas, com muitas patas, com patas curtas, com partas longas.
Que voam: Asas pequenas, asas grandes, asas transparentes. Patas grandes, patas pequenas. 

Conforme seu tamanho: Muito pequenos para observar com lupas: Pequenos, médios, grandes.
Conforme seus hábitos de atividade: Diurnos e noturnos.
Conforme o lugar onde podem ser encontrados: Dentro das casas, no jardim das casas, em praças, nas paredes.
Conforme o que comem: Folhas, troncos e outros bichos.
Conforme os encontramos: Isolados ou em grupo: formigas, por exemplo.
Conforme o som que emitem: Não emitem sons, emitem um som baixo.
Conforme suas cores: Pretos, com partes transparentes, com uma cor chamativa, de várias cores.
Conforme onde fazem o ninho ou sua casa: Sobre a terra, embaixo da terra, em árvores, em tetos.

  • Usar a lupa: escolher alguns insetos não perigosos e observá-los. Se for possível, desenhá-los no quadro ou então, montar cartazes com imagens grandes.
  • Identificar imagens dos insetos desconhecidos em livros de história, em livros didáticos, em filmes.
 Dar continuidade:

     *A listagem dos bichinhos que habitam o jardim;
     *A observação e estudo de bichinhos observados: minhoca, caracol, joaninha, borboleta, formiga, centopeia, entre outros, contando com o envolvimento das famílias na coleta de informações;      *Jogos matemáticos: “Cinco bolinhas para a joaninha”, trabalhando a contagem, seqüência dos numerais, relação número/quantidade;      *Construção de um mini-jardim, com recicláveis ex:, centopéia, minhocas, etc;      *Estudo da metamorfose da borboleta;      *Música “borboletinha”, a dona aranha, fui no mercado comprar café, etc.
 

     Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim:

“O segredo é não correr atrás das borboletas…
É cuidar do jardim para que elas venham até você.”
     
     Bom, se este será o segredo, o primeiro passo será deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montar um cantinho verde, onde aprenderemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vierem morar em nossos observatórios, já terão um cantinho só delas.       

CRONOLOGIA:

 30 dias


AVALIAÇÃO:

Observar o interesse das crianças em relação ao tema, e através de registro, fotos e murais avaliar os resultados do projeto.
 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
 
http://nanareyseducacao.blogspot.com/2011/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html

http://educacaoi.blogspot.com/2013/03/projeto-bichinhos-de-jardim.html

  
CONFECCIONANDO A BORBOLETA:

 
 
 
 
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PINTANDO O CARACOL:  
 
 
                             PROCURANDO A DONA ARANHA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia da Família - 20/10

ASSEMBLEIA DE PAIS