Maternal II - B
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AVALIAÇÃO
TEMA: TECENDO COM TARSILA
TEMA: TCHAU MATERNAL
CRONOLOGIA: Novembro e Dezembro
JUSTIFICATIVA:
Partindo da preocupação em preparar as crianças do Maternal II para o Pré I, percebeu-se a necessidade de desenvolver atividades que favoreçam o amadurecimento dos mesmos diante dos desafios desse novo ciclo.
Entre os 4 e aos 5 anos, as evidências do pensamento e visão de mundo que mescla realidade à fantasia para construir o conhecimento são cada vez maiores. O professor tem de orientar os pequenos para que consigam perceber melhor as noções de tempo e espaço e comecem a solucionar problemas e conflitos.
Nessa fase espera-se que a criança saiba informações básicas sobre si mesmo e sua família. Como nome do pai e da mãe, local de trabalho, com quem mora, nome do bairro e cidade que reside entre outros.
O projeto também será uma ferramenta de percepção da evolução que as crianças tiveram durante a caminhada na turma MII mostrando o quanto são capazes cada vez mais em realizar tarefas complexas, estando assim preparados para a turma de PRÉ I.
Entre os 4 e aos 5 anos, as evidências do pensamento e visão de mundo que mescla realidade à fantasia para construir o conhecimento são cada vez maiores. O professor tem de orientar os pequenos para que consigam perceber melhor as noções de tempo e espaço e comecem a solucionar problemas e conflitos.
Nessa fase espera-se que a criança saiba informações básicas sobre si mesmo e sua família. Como nome do pai e da mãe, local de trabalho, com quem mora, nome do bairro e cidade que reside entre outros.
O projeto também será uma ferramenta de percepção da evolução que as crianças tiveram durante a caminhada na turma MII mostrando o quanto são capazes cada vez mais em realizar tarefas complexas, estando assim preparados para a turma de PRÉ I.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional através de ações pedagógicas, atividades lúdicas, interações no grupo e no meio em que a criança está inserida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Possibilitar a criança a conhecer a localidade em que vive, bairro/município;
- Ampliar o conceito de família nomeando cada família;
- Perceber os pais como cidadãos com responsabilidades sabendo o nome do local de trabalho dos mesmos.
AÇÕES PEDAGÓGICAS
- Questionário enviado aos pais;
- Mapeamento da localidade na qual a criança reside;
- Montagem com peças de madeira;
- Roda de conversa sobre a profissão de seus pais;
- Atividade de erro e acerto, favorecendo a resolução de conflitos;
- Atividades recreativas que estimulem o saber esperar e respeitar a vez do amigo;
- Práticas de recorte, pintura, massinha, desenho e demais estímulos da coordenação motora fina;
- Atividade de visualização das ruas que cada criança reside no mapa de Jaraguá do Sul.
Mapeamento da localidade na qual a criança reside:
TEMA: TECENDO COM TARSILA
CRONOLOGIA: O Projeto depende das participação das crianças e interesse da turma, assim não há um período específico para seu término
JUSTIFICATIVA:
Apreciar o belo é inerente à natureza humana, porém é necessário que propiciemos momentos de descoberta e percepção para aguçar na criança o senso estético levando em consideração que o conceito de belo/beleza é subjetivo, pessoal e temporal.
Não poderia haver convite melhor do que enfocarmos neste projeto ligado à linguagem da arte visual, conhecer uma da mais representativa artista brasileira em todos os tempos, Tarsila do Amaral.
A artista que quando criança fazia brotar do seu imaginário bonecas feitas de mato, que dava nome as pedras redondas que encontrava em seu caminho, transpuseram para sua obra, a excelência imaginária, as lembranças da infância, as histórias e lendas ouvidas na fazenda, que influenciaram e marcaram uma fase de sua pintura. As imagens que criou, provoca quem observa, fazendo surgir questionamentos e curiosidades. As cores vibrantes e suas combinações atendem ao imaginário infantil de um mundo que não precisa ser necessariamente o que vemos. Ela é uma artista provocante, que apresenta uma história de vida singular e com inúmeros aspectos interessantes a serem verificados. Os seguintes objetivos foram traçados para o desenvolvimento do projeto: compreensão de que existem inúmeras formas de expressão que também estão repletas de significados, pensamentos e sentimentos; desenvolvimento da sensibilidade na busca de novos olhares sociais; reconhecimento da imensa diversidade na qual se está inserido; promoção da liberdade de imaginação, incentivando o poder de criação e de recriação; expressão de pensamentos e sentimentos muitas vezes ocultados; desmistificação de que a arte representa somente um dom e que pode ser praticada apenas por uma minoria de nossa sociedade; valorização pessoal e das características corporais de cada criança; conhecimento da história de vida e das principais obras da artista Tarsila do Amaral e promoção de interpretações criativas e da criatividade, dentre outras.
O projeto está recheado de ludicidade, mas a educação infantil não é apenas um espaço para brincar, é também um espaço de aprendizagem. Nesse sentido brincando e aprendendo conheceremos uma das principais divas da arte e suas pinceladas de “amarelo vivo, rosa violáceo, azul pureza e verde cantante”, conforme definiu o poeta Carlos Drummond de Andrade.
Vamos nos Deixar encantar pela beleza da arte brasileira.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver na criança através da linguagem artística criadas pela artista Tarsila do Amaral, competências a partir de atitudes e habilidades que geram a capacidade de criar uma trajetória singular diante dos desafios do tempo em que vive, explorando os ricos e diversos elementos visuais presentes em suas obras utilizado como intermédio no decorrer do processo de ensino aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a existência de inúmeras formas de expressão que também estão repletas de significados;
- Desenvolver a sensibilidade na busca de novos olhares sociais;
- Reconhecer da imensa diversidade na qual se está inserido;
- Promover a liberdade de imaginação;
- Incentivar o poder de criação e de recriação
AÇÕES PEDAGÓGICAS
Pintura e desenho em diversos tamanhos de papel, de pequenos a gigantes... (individualmente e em grupo);
- Desenhar livremente;
- Observar a natureza, objeto ou pessoas e desenhá-la;
- Desenhar objetos escolhidos pela turma;
- Massa de modelar;
- Pintura em pedra, telhas e tijolos;
- Bonecas de lata;
- Mosaico com diversos materiais;
- Dobraduras;
- Pinturas com técnicas diversas; sopro, pincel, dedo, brocha, barbante, cotonete...
- Ouvir música e rasgar papel conforme o ritmo;
- Estudar mais aprofundamento a artista (pesquisa, leitura de imagens, leitura convencional do professor e da criança a sua maneira...).;
- Pesquisar a história da arte do nosso município;
- Visitar ateliê, museus;
- Conhecer os tipos de expressão plástica: pintura, escultura...;
- Modelar massa de modelar, construir escultura;
- Pintar um quadro (tela);
- Trabalhos explorando diversos materiais;
- Pintura em diversos suportes;
- Contar estórias da artista apoiando-se nas gravuras e imagens das obras;
- Fazer pintura facial;
- Fazer exposição dos trabalhos que foram produzidos, para a comunidade...
AVALIAÇÃO
A avaliação é uma tarefa permanente do professor e não se dá somente no momento final do trabalho. Deve-se dar de forma sistemática e contínua ao longo de todo o processo de aprendizagem. Trata-se de um instrumento imprescindível à prática pedagógica comprometida com o desenvolvimento das crianças.
Todas as atividades realizadas pelas crianças devem servir para diagnosticar como elas pensam e estruturam seu pensamento na resolução de situações diversas. Portanto, devemos tomar os “erros” como indicadores das estruturas cognitivas das crianças. O momento de avaliação implica uma reflexão do professor sobre o processo de aprendizagem e sobre as condições oferecidas por ele para que ela pudesse ocorrer. A partir da observação dos resultados apresentados, é necessário questionar: “Devo recomeçar? Propiciar mais experiências? Como vou estimular o desenvolvimento das crianças? O ambiente da sala de aula é desafiador? As atividades oferecidas propiciam situações de interação?”.
Além de propor a reflexão sobre a prática pedagógica e o ambiente, a observação poderá auxiliar na seleção de conteúdos e objetivos.
As produções das crianças devem ser guardadas para que se faça um acompanhamento periódico da aprendizagem, observando a sua evolução.
Ao se perceber a evolução da criança, deve-se valorizar seus esforços, evitando colocá-la em situações de comparação. Para ela é de extrema importância o retorno do professor a respeito de suas conquistas. É necessário que o professor encoraje-a e estimule-a sempre.
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